Rock no feminino...em Português...em Portugal!!

Este post é um bocado à margem mas também inclui a Lúcia!!

Rock no feminino... em Português...em Portugal!! Há ou não perconceito?! Há ou não espaço para elas?!Gostava de saber a opinião de quem me visita, de quem é fan de rock, fan da Lúcia...enfim de quem tem alguma coisa a dizer!!

Daquilo que vejo e ouço a percepção que tenho - talvez a errada não sei - é que o rock no feminino nunca chegou a conquistar o seu lugar ao sol...quem afinal em Portugal faz rock em português?! Lúcia Moniz, Clã...mais??! Adelaide Ferreira em tempos idos?!

Estou a perguntar obviamente!!! Acredito que é um assunto que tem pano para mangas mas a minha opinião é só esta: enquanto houver o perconceito - pelos próprios colegas de profissão - de que isso é trabalho de homem e isso é de mulher, não vamos a lado nenhum!! Enquanto houver fulano e beltrano que acha que "eu sou o fundador do rock e mais ninguém me bate" não saímos da cepa torta!! A própria Lúcia já disse que sente esse perconceito!!

Não digo isto à toa, digo influenciada pela opinião de alguém - mas é inteiramente a minha opinião - que sabe bem da realidade da música em portugal e que confessa que preferia trabalhar com eng. de som mulheres, a trabalhar muitos homens, diz msm que nesse campo elas são de longe melhores que ele - eng. de som é só um dos muitos exemplos!

A Lúcia felizmente tem três palmos de testa, sabe bem o chão que pisa e não se vende à toa, nem à toa nem de qualquer outra maneira, simplesmente não se vende!

Bem, já falei demais, gostava de saber a vossa opinião!!

Comentários

Ana disse…
É bem dito. O 67, por exemplo, que foi o álbum "mais" rock dela não teve o sucesso pretendido.. E porquê? Devido exactamente a esses preconceitos de que falas.. e talvez também ao facto das pessoas não saberem apreciar o rock português, aliás, de não saberem apreciar música portuguesa mesmo...Só sabem falar mal..Isso sim, sabem fazer! Luciaaaa!=D..

Fica bem! E obrigada por teres feito com que este cantinho exista!***
Anónimo disse…
É muito bom este tema, vai dar uma discussão interessante concerteza. Peço-vos desculpa mas sem querer já falei sobre este tema, quando comentei o artigo daquele jornal, na altura ainda não tinha lido este. Por isso se me repetir um bocado peço desculpa, até porque ainda me estou a adaptar a este conceito de blog, que para mim ainda é um pouco desconhecido.
Falando agora sobre o tema em si, não poderia estar mais de acordo convosco. Acho que não só existe o preconceito de que rock é só para homens, como aquela ideia de que só os estrangeiros são capazes de o fazer.
A única banda que "pode" fazer rock em Portugal são os Xutos e Pontapés. "Podem" e fazem sucesso, são aclamados por todo o país.
Mas será que existe espaço em Portugal para o rock? Portugal é apreciador de rock? Sem dúvida que sim! Basta vermos que são as bandas rock que movem multidões, que juntam milhares e milhares de pessoas vindas de todos os pontos do país, em diversos festivais de música.
Então o problema não é as pessoas não apreciarem rock, o problema é não aceitarem, não darem oportunidade ao rock português. Por isso é que por exemplo a Lúcia Moniz teve tantas dificuldades com o 67, mas para mim foi um grande cd um dos ou o melhor de todos. Foi preciso muita coragem!
E agora a parte do preconceito com as mulheres no rock? Será que é só em Portugal que as mulheres vocalistas, ou as mulheres que tocam não seja uma coisa muito comum, ou uma coisa aceite como normal por toda a gente? Eu penso que o problema é global, não é só no nosso país que isso acontece.
Porque é que existe esse preconceito e porque é que ele tarda em desaparecer? Porque vivíamos(vivemos?) numa sociedade ainda um pouco machista, uma sociedade onde existe o contraste entre os moralistas e as pessoas sem moral. Porque é que digo isto? Porque para muita gente uma mulher por exemplo a tocar numa banda só de homens, é olhada de lado e vista como uma mulher menos séria por alguns falsos moralistas ou pessoas com uma mentalidade retrógrada.
Outro dos motivos que eu penso que explicam isto é o de os concertos rock, serem visto como violentos e para "malucos". Ou ainda por ser para os cabeludos, os drogados.
Espero que um dia estes preconceitos, estas mentalidades mudem para bem de todos nós e da nossa música e para que injustiças como aquela que houve com o 67 não aconteçam mais.
Mas infelizmente parece-me que ainda estamos longe desse dia...
Anónimo disse…
A Lúcia Moniz, foi das poucas que teve acoragem de fazer um album totalmente rock, o 67, talvez por isso não foi bem aceite, mas tenho duvida nenhuma que é um grande album, não nos podemos esquecer que estamos num país conservador que continua a dar imenso valor ao que vem de fora, quando muitas vezes a qualidade é duvidosa quem não se lembra do celeber caso dos Ozone, ou então das não menos celebres Las ketchup. Agora acontece dos fenonomos curiosos na musica nacional e que me faz pensar, os actores de Morangos agora decidiram lançar todos cds, o mais incrivel é que têem sucesso, embora não tenham metade da qualidade da lucia, querem saber quanto a crítica deu ao album de Patricia Candoso de 1 a 10, deu 1, e no entanto é disco de ouro. Lembro de uma critica no blitz acerca de um concerto da lucia e achei incrivil terem dito que o som era demasiado perfeito, que não era necessário tanto já que aquilo era rock, a isto é que eu chamo mentalidade atrasada. Continua Lucia eu irei sempre acreditar em ti!!!
Anónimo disse…
Apesar de concordar totalmente contigo Xana, os exemplos que deste dos Ozone ou daquelas 3 espanholas não é bem devido às problemáticas do rock feminino, ou o rock em Portugal.
Mas já que falas nisso, é degradante ver qual o estado da música em Portugal. Não só a nacional como a internacional. Poderia referir os exemplos que deste, os zé cabras e cebola mol, ou ainda a irmã do Cristiano Ronaldo.
Antigamente para se estar na música tinha que se saber cantar, ou saber tocar ou até ambas as coisas. Agora as pessoas querem ver vocalistas com pouca roupa, não interessa se são actrizes em telenovelas para adolescentes, ou irmãs de jogadores de futebol, ou ainda espanholas que fazem uns ruídos que ninguém percebe e que mesmo em espanhol não têm significado... Já para não falar dos programas de reality show, onde se tenta fazer estrelas à pressão.
Mas "nós"(e ponho entre aspas porque falo em nós no geral, provavelmente nós não somos dessas pessoas) também contribuímos para isso, porque se só aquilo que não tem valor ou talento é que vende e quando existem bandas como a da Lúcia Moniz e que os fãs copiam o cd, ou fazem o download e depois gravam e assim deixam de o comprar... As editoras querem é ter bandas que apresentam as melhores vendas, as pessoas que organizam os espectáculos a mesma coisa.
E isto é tudo um ciclo vicioso e sem fim, as rádios e televisões dizem que passam aquilo que as pessoas gostam de ouvir e por isso segundo eles, nós é que queremos ouvir os Ozone etc. Mas para mim isso não é verdade, para mim são as rádios e as televisões que fazem opiniões, fazem gostos, porque quanto mais uma coisa passar mais as pessoas gostam. Quem é que nunca ouviu pessoas a dizer que ao início achavam a música A ou B irritante, mas que agora até já gostam?
E claro é óbvio que, se uma música ou uma banda nunca for dada a conhecer às pessoas, essas pessoas nunca poderão vir a gostar dessas bandas, ou dessas músicas.
As únicas bandas que conseguem sobreviver ou serem indiferentes a este ciclo vicioso, ou a tudo o que disse antes são aquelas já com dezenas de anos de carreira, aquelas "bandas de culto" que aconteça o que acontecer já têm as suas vendas garantidas, os seus concertos cheios, não precisam de airplay.
Ana disse…
Tenho umas dúvidas..não tem nada a ver com este tema, mas é sobre a Lúcia.. Alguém sabe se é mesmo verdade que ela vai ao freeport de alcochete? É que já me tive a informar e ninguém me soube dizer nada..=S..Além disso ela vai ao Optimus Open Air, mas é dia 21 de Junho, não é dia 3..Pelo menos è esta a informação que consta no site da optimus..Se alguém souber mais alguma coisa..
Fiquem bem!***
Ana disse…
*dia 23, não dia 3..
Tua fan disse…
Bem e muita coisa foi msm dita sobre este tema!!

Poderia responder ponto por ponto mas nunca mais saía daqui portanto acho que independentemente de todos os factores inerentes ao sucesso de uns e menos sucesso de outros, às atitudes machistas, ao país conservador que temos, às playlists das rádios, às bandas de culto e tudo o mais que foi mencionado, acho que a verdade é só uma, tudo depende de duas coisas:

- da não passividade das pessoas em "consumir aquilo que lhe põem à frente" e procurar por si mesmas aquilo que verdadeiramente lhes agrada!!

- e acho que passa também e principalmente por comprármos os cds, é a venda que determina o sucesso, apesar de haver ou não manipulação das próprias vendas ou tabelas de vendas para que consumamos aquilo que "alguém" pretende, e isso tá provado infelizmente pelo sucesso que as bandas estrangeiras e essas outras de "mastigar e deitar fora" têm e parece que vão continuar a ter por cá!!
Anónimo disse…
Ainda a propósito do que disseste, sobre o nosso dever de comprarmos os cds, sob pena de vermos bandas como a da Lúcia Moniz terminarem por falta de vendas e não por falta de talento(que tem para dar e vender).
Dei uma olhadela por os habituais programas onde se faz downloads e verifiquei que há muita gente que está a fazer downloads do Leva P´ra Casa. Se as pessoas o fizeram numa de, se gostarem realmente do que vão ouvir para depois comprar, até pode servir de promoção e de forma indirecta ajudar nas vendas. Mas infelizmente penso que não será esse o caso, se calhar muitas pessoas que poderiam comprar o cd, vão deixar de o fazer...

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista