ROADSHOW 7 MARAVILHAS POR TODO O PAÍS ARRANCA EM JULHO NA RTP

Um Roadshow que começa no sul, ruma a norte, passa pelos Açores e termina com a Declaração Oficial na aldeia do Piódão, em Arganil.
A organização das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias e a RTP, Televisão Oficial, acabam de revelar o calendário e os locais das Galas dedicadas às aldeias de todo o país. São 7 Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso são votadas apenas durante as Galas, por chamada telefónica. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias acontece a 3 de setembro, na aldeia do Piódão.
Ao acolher a Gala Final estamos a reafirmar o posicionamento do Piódão, enquanto uma das Aldeias Históricas de Portugal, uma rede que tem divulgado o Piódão de forma exemplar. Esta associação com as 7 Maravilhas projeta-nos para um patamar de exigência superior, porque todo o país vai pôr os olhos no Piódão, dia 3 de Setembro. Sabemos por isso a importância de estar integrado neste tipo de estratégias de promoção, que consolidam o município de Arganil no contexto nacional e internacional. É com prazer que abrimos por isso, as portas azuis da nossa aldeia, a Portugal e ao Mundo, para que daqui fiquem a conhecer as 7 eleitas”, explica Ricardo Pereira Alves, presidente da Câmara Municipal de Arganil.
São 49 aldeias a concurso, divididas em 7 categorias (7 aldeias por categoria). Em cada Gala está uma categoria a votação. As Galas são emitidas em direto pela RTP todos os domingos de julho e agosto, a partir das 21h e durante cerca de 2 horas.

Este é um evento com o ADN da RTP. Trata-se de levar a televisão ao país luminoso e recôndito que se esconde sobre uma das palavras mais bonitas da nossa História – as aldeias – a que todos, de uma maneira ou de outra, pertencemos. Transmiti-las para todo o mundo através da RTP1, RTP Internacional e RTP-Play faz-nos sentir que estamos a cumprir a nossa missão da forma mais bela possível”, afirma Daniel Deusdado, diretor da RTP 1 e RTP Internacional.
A primeira Gala é em Santa Clara a Velha a 9 de julho (Aldeias Ribeirinhas), segue-se Paderne a 16 de julho (Aldeias Rurais) e Azenhas do Mar a 23 de julho (Aldeias de Mar). A Branda da Aveleira recebe a Gala das Aldeias Remotas a 30 de julho e Podence a Gala das Aldeias Autênticas a 6 de agosto. A 13 de agosto é em Monsanto que se votam as Aldeias Monumento e a 20 de agosto rumamos aos Açores para a Gala das Aldeias em Áreas Protegidas, que se realiza em Porto Martins, na ilha Terceira.
A 27 de agosto a RTP emite um programa de best of, sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores, e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.

Em cada Gala estão 7 aldeias a concurso, competindo dentro da sua categoria, mas de várias regiões do país. Este fenómeno que são as 7 Maravilhas deve-se à rivalidade saudável, ao regionalismo na sua genuinidade, e é este país tão pequeno mas tão rico, com aldeias tão diferentes umas das outras mas únicas, que vamos mostrar durante estas Galas”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

A produção dos espetáculos em cada Gala está a cargo da Tavolanostra Eventos Globais, parceiro da organização das 7 Maravilhas há vários anos e que recentemente organizou as cerimónias de abertura e fecho do Mundial de Futebol, no Brasil.
A Tavolanostra começou a trabalhar com as 7 Maravilhas em 2010, num espetáculo intitulado Zain na Declaração Oficial das 7 Maravilhas Naturais de Portugal®. Este foi o momento que lançou o nosso percurso internacional, que nos levou para os grandes eventos além fronteiras. Temos feito um percurso de confiança e de crescimento com as 7 Maravilhas e olhamos juntos para o futuro”, diz João Garrido da Costa, Diretor Geral da Tavolanostra Eventos Globais.

António Zambujo, Áurea, Luísa Sobral, Mariza Liz, Os Azeitonas, Raquel Tavares, Ana Bacalhau, Lúcia Moniz, Tatanka e os The Black Mamba, integram o naipe de artistas convidados para as Galas. Estes consagrados artistas portugueses vão protagonizar momentos musicais acústicos e únicos no contexto de cada Gala.



As performances artísticas das Galas vão retratar, de forma abstrata, as vivências, a diversidade, a essência, a beleza e orgulho pelo nosso território. Mostrar a aldeia como local vivo, o que se reflete também no elenco jovem e talentoso que vai atuar nas Galas.

“Estas Galas vão viver de um grande trabalho audiovisual, desenvolvido no último mês e meio, com peças de 3 minutos sobre 49 aldeias de Portugal Continental e ilhas, e de momentos artísticos de grande qualidade, com uma componente cénica adaptada a cada região do país”, acrescenta Luís Segadães.

As 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são patrocinadas pela Iki Mobile, primeira marca portuguesa de telemóveis em cortiça. A Kia é o Carro Oficial do projeto, acompanhando este roadshow por todo o país.

Sobre as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região.

As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.

Todo o processo de eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias será auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

Este projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Instituto de História Contemporânea, a Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

A RTP é a Televisão Oficial.

Para mais informações:
www.facebook.com/7maravilhas                www.7maravilhas.pt

Fonte: OBreves
Enviar um comentário