Agências recrutam bebés para figuração

Mal acabam de nascer e tornam-se logo numa espécie de actores, ainda que com papel passivo. As agências de figuração para televisão contam com bebés a partir de um mês para integrarem ficções, como sucede em “Maternidade”, conteúdo em marcha para a RTP1.

Reza o aforismo popular que “De pequenino é que se torce o pepino”, e também no universo da representação do pequeno ecrã a máxima se aplica.

A série, que resulta de um original italiano, que a SP Televisão está a produzir para o canal do Estado, ainda sem data de estreia, recorre a recém-nascidos inscritos em agências de figuração por forma a tornar as cenas de parto mais realistas, não fosse a acção da trama, aliás, como o nome indica, passada num serviço de obstetrícia de uma clínica.

Todo o cuidado é pouco

Segundo fonte da produtora, são várias as empresas a prestar estes serviços. Ora, naturalmente, são os progenitores que inscrevem os seus rebentos em “castings” para este efeito.

No entanto, é garantido que todas as condições estão precavidas por forma a poupar os bebés à violência que as gravações de uma série pode acarretar.

“Ensaiamos vezes sem conta com bonecos numa primeira fase e é filmado apenas um ‘take’ por cena com a criança”, certificou Lúcia Moniz, protagonista de “Maternidade”. “Há um cuidado muito rigoroso por parte de toda a equipa”, prosseguiu.

Não obstante, a própria admitiu que lhe faz “muita confusão um bebé tão pequeno exposto perante as câmaras, embora passem o menos tempo possível em estúdio”. Certo é que seria incapaz de sujeitar a sua filha a tal situação.

Interrogada se encara este fenómeno como uma tentativa dos pais de verem cumpridos os seus sonhos através dos filhos, Lúcia respondeu: “Haverá inúmeras razões e não condeno nenhumas”.

Por sua vez, José Fidalgo - actor que divide o protagonismo com Lúcia Moniz na intriga, também ele pai, e por sinal bem recente (o seu filho soma apenas oito meses) - preferiu não se pronunciar sobre o assunto quando confrontado com a mesma pergunta.

“Cada qual sabe de si”, limitou-se a dizer. “Maternidade” inaugurou ontem a terceira semana de filmagens.


Fonte:Jornal de Notícias

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista