Maratona de Leitura com oitava edição em tons africanos


Concelho da Sertã recebe importante evento literário, com escritores africanos e portugueses e um programa recheado de iniciativas. CPLP é parceiro institucional.



Germano Almeida, Ondjaki, Mbate Pedro, Abdulai Silá, Valter Hugo Mãe, Olinda Beja, Goretti Pina, Lopito Feijóo, Dulce Maria Cardoso ou Fernando Dacosta. Estes são alguns dos escritores presentes na oitava edição da Maratona de Leitura, que decorre, no concelho da Sertã, entre os dias 4 e 6 de Julho.
A edição deste ano da Maratona de Leitura é dedicada à literatura africana de língua portuguesa e o programa reflecte essa aposta. Estão previstos encontros com escritores africanos e portugueses, passeios literários (de barco e pedestres), workshops de escrita e leitura, espectáculos performativos, sessões temáticas, concertos narrativos, projecção de filmes, lançamento de livros, oficinas culturais, exposições, showcooking de gastronomia africana, além da já icónica maratona de 24 horas a ler em voz alta entre as 0 e as 24 horas do dia 6 de Julho (sábado).
As Festas na Aldeia serão outro dos pontos altos do programa, repetindo-se assim uma iniciativa de grande sucesso nos anos anteriores. A ideia é levar às aldeias mais isoladas do concelho da Sertã os livros e a leitura, recorrendo-se a performances com contadores de histórias, acompanhados de bibliotecas itinerantes de vários pontos do país. 
O alargamento para três dias da Maratona de Leitura é uma das novidades e “vem responder às inúmeras solicitações que tivemos para que o evento durasse mais dias e não se cingisse apenas às 24 horas habituais”, explicou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.
José Farinha Nunes não tem dúvidas de que “este é o melhor programa de sempre da Maratona de Leitura e reflecte uma aposta clara num certame que tem o condão de, não só, promover os livros e a leitura mas também divulgar a nossa região, pois muitas das iniciativas decorrem em lugares paradisíacos do concelho”.
O autarca considera que “a Maratona de Leitura é diferente de tudo o que se faz no meio cultural português”, destacando a “singularidade e originalidade do projecto que, por exemplo, desafia as pessoas a participarem numa sessão de leitura em voz alta, com a duração de 24 horas”.
A escolha da literatura africana de língua portuguesa como tema da edição deste ano é justificada “pelo crescente impacto que tem vindo a registar no contexto literário internacional, sendo relevante lançar um olhar mais amplo sobre os seus livros e escritores”. Além disso, “somos sensíveis à importância, cada vez maior, da lusofonia, no quadro das relações portuguesas com os seus parceiros africanos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Sertã.
Aliás, a CPLP é um dos parceiros institucionais da Maratona de Leitura, “o que nos deixa particularmente felizes, pois este é um sinal do crescimento e da importância que o evento tem vindo a assumir nos anos mais recentes”, notou José Farinha Nunes.
Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e coordenadora da Maratona de Leitura, considera que a oitava edição representa “um passo em frente na dinâmica da Maratona de Leitura, pois crescemos em número de dias e também na ambição do programa: vamos ter, por exemplo, a habitual sessão de leitura em voz alta durante 24 horas; as aguardadas Festas na Aldeia; os tradicionais passeios literários, mas também um leque de espectáculos extraordinários, de onde destaco o projecto «O Telhado do Mundo», que reúne o escritor Ondjaki, o artista visual António Jorge Gonçalves e o pianista Filipe Raposo, e a performance «Para atravessar contigo o deserto do mundo»,  que junta Pedro Lamares e Lúcia Moniz”.
Durante os dias da Maratona de Leitura, vários restaurantes do concelho da Sertã vão ter nos seus menus pratos africanos, associando-se, desta forma, ao tema da edição deste ano, cujo ponto central será uma tenda montada na Alameda da Carvalha, onde decorrerá a sessão das 24 horas de leitura em voz alta (o arranque está previsto para as 0 horas do dia 6 de Julho).
Referência também para a cerimónia de abertura da Maratona de Leitura, que acontece a partir das 21h30m, do dia 4 de Julho, nas imediações do antigo hotel da Foz da Sertã (freguesia de Cernache do Bonjardim), estando agendado um espectáculo musical de influência africana e um encontro com escritores, que discorrerão sobre as memórias da diáspora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista