Concursos e ficção são os trunfos

Canais generalistas investem na nova temporada. RTP aposta no regresso de Sílvia Alberto, SIC entrega as tardes a Conceição Lino e TVI põe Fátima Lopes a pagar contas.

RTP, SIC e TVI preparam o arranque da nova grelha. A estação pública mantém a aposta na produção nacional, assim como numa nova edição do concurso de talentos ‘Operação Triunfo’, apresentado por Sílvia Alberto. O formato deverá fazer concorrência directa a ‘Ídolos’, da SIC, que estreia a 12, domingo. A estação de Carnaxide pretende ainda reforçar a área da Informação e roubar a liderança da TVI nas novelas, com ‘Laços de Sangue’. A grande novidade, contudo, é a aposta de Conceição Lino na condução das tardes, com ‘Boa Tarde’. Na TVI continua-se a apostar forte na ficção nacional, sendo que uma das novidades da grelha é a novela de Rui Vilhena ‘Bem me Quer, Mal me Quer’. Outros trunfos da estação de Queluz de Baixo para a rentrée são o programa de Fátima Lopes e ‘Casa dos Segredos’, o regresso aos ‘reality shows’ dez anos após o primeiro ‘Big Brother’.

Na RTP1, é já no dia 11 que arrancam, no Porto, os ‘castings’ para ‘Operação Triunfo’, da RTP. Sílvia Alberto conduz a 4.ª edição deste concurso de talentos, que deverá ocupar as noites de domingo da estação pública. No mesmo dia, Catarina Furtado e José Carlos Malato apresentam a gala ‘7 Maravilhas Naturais de Portugal’, em directo das Portas do Mar, em Ponta Delgada, nos Açores. O humor é outra aposta forte da RTP1. Bruno Nogueira regressa com mais de ‘Lado B’ e Herman José promete muitas surpresas em ‘Herman 2010’. "As novidades vão acontecer todas as semanas. ‘Herman 2010’ é como as impressões digitais: nunca há dois iguais!", afirma o humorista. No que se refere à ficção nacional, o investimento mantém-se forte com novos episódios de ‘Conta-me como Foi’. Ao núcleo-duro vão juntar-se duas novas personagens, interpretadas pelas actrizes Rita Durão, que vai trabalhar no supermercado do bairro, e Rita Loureiro, uma nova vizinha. A nova, e última fase da série, vai até 25 de Abril de 1974.

Das estreias previstas, destaque para ‘Voo Directo’, uma co-produção entre a RTP e a TPA (Televisão Pública de Angola), que tem Soraia Chaves, Maya Booth, Micaela Reis e Erica Chissapa nos principais papéis, e acompanha as aventuras amorosas de quatro amigas hospedeiras, e ‘Tempo Final’, uma mini-série de seis episódios em que as histórias são contadas em tempo real. Leonel Vieira, Pedro Varela e Yuri Alves dirigem um elenco que inclui Diogo Morgado, Rui Unas, Ivo Canelas, Lúcia Moniz e São José Cor-reia, entre outros. Por fim, a estação pública exibe quatro mini-séries de dois episódios, com estreia agendada para Outubro, sobre o centenário da República. São elas: ‘República’, de Jorge Paixão da Costa, ‘O Segredo de Miguel Zuzarte’ e ‘A Noite do Fim do Mundo’, ambas realizadas por Henrique Oliveira, e ‘O Segredo da República’, de Tiago Guedes e Frederico Serra. No domínio desportivo, onde o futebol é rei, além da transmissão dos jogos da Liga dos Campeões, a estação pública vai exibir os jogos de apuramento para o Euro’2012 e ainda da selecção de Sub-21. Na RTP 2, destaca-se a estreia da série infantil, de 30 episódios, ‘República das Perguntas’. Setembro marca o regresso dos programas habituais da grelha: ‘Sociedade Civil’, no dia 13, ‘Bairro Alto’, a 14, ‘A de Autor’, a 16, e ‘Câmara Clara’, a 19.

Na SIC, a partir do dia 12, Cláudia Vieira e João Manzarra regressam com mais uma edição de ‘Ídolos’. As primeiras emissões serão, como já é habitual, dedicadas aos ‘castings’, onde os ‘cromos’ vão, certamente, proporcionar momentos de boa disposição. Segunda-feira, 13, é dia forte de estreia no canal. Conceição Lino arranca com o novo formato ‘Boa Tarde’, que substitui ‘Vida Nova’. "É um programa pensado de raiz para a Conceição. Vai ter uma componente informativa, recuperando temáticas que faziam parte do ‘Nós Por Cá’", adianta à Correio TV Luís Marques, director-geral da SIC. Emitido em directo, de segunda a sexta-feira, este formato terá a duração de duas horas. À noite, Miguel Sousa Tavares está de regresso ao ecrã, desta vez para comentar a actualidade no ‘Jornal da Noite’. Depois de ‘Sinais de Fogo’ não está previsto que o jornalista venha a ter um programa seu. "Vou ter um espaço fixo de comentário à segunda-feira e colaborar em projectos de informação e debate, sem que exista uma periodicidade fixa", revela. Logo a seguir, a estação exibe o primeiro episódio de ‘Laços de Sangue’, novela que marca o início da parceria com a Globo. Diana Chaves, Diogo Morgado e Joana Santos lideram o elenco desta ficção.

Outro investimento da SIC é o reforço da informação. O ‘Jornal da Noite’ vai ainda contar com novas rubricas e até ao final do ano a estação estreia dois formatos na vertente reportagem e investigação jornalística. Assim, ‘Histórias com Gente Dentro’, narrativas de cidadãos anónimos com histórias cativantes, volta à grelha com duas novas edições de cinco episódios cada. Em Outubro, Sofia Pinto Coelho apresenta um espaço de investigação dedicado à Justiça. "É um formato inovador que marca a nossa grande aposta na reportagem", afirma Alcides Vieira, director de Informação da SIC. Já em Setembro, assuntos de criminologia vão ser abordados no ‘Companhia das Manhãs’, numa rubrica conduzida por Hernâni Carvalho. No domínio do futebol, e ainda neste mês, a SIC emite a fase de grupos da Liga Europa. O canal transmite ainda a Taça da Liga.

Na TVI, são grandes as expectativas relativamente ao novo desafio de Fátima Lopes. O programa de entretenimento, exibido de segunda a sexta-feira num horário a definir (no período entre as 17 e as 19 horas), vai ajudar os portugueses a pagar as suas contas. Uma multa com uma história insólita, a festa de casamento que saiu mais cara do que se esperava, a conta da luz, que disparou com o ar-condicionado nos dias mais quentes, e ainda as despesas do dia--a-dia que se vão acumulando, são motivos mais do que suficientes para concorrer a este formato, que testa as capacidades dos participantes ao longo de vários desafios. A data de estreia, tal como o nome do formato, ainda não está definida, mas tudo indica que será na segunda quinzena de Setembro. No dia 15, realiza-se a gala da TVI para anunciar as novidades da grelha, com apresentação de várias figuras conhecidas da casa.

Cinco dias depois, arranca a 8.ª temporada da série juvenil ‘Morangos com Açúcar’, cujo elenco, mais adulto, passa a contar com o veterano João Lagarto, que terá um papel de destaque no desenrolar da acção. Entre os muitos actores que transitam de temporada estão Carla Vasconcelos, Bruno Simões, Filomena Gonçalves e Sofia Duarte Silva. Ainda neste mês, deverá estrear ‘Casa dos Segredos’, nova versão do famoso ‘Big Brother’ (ver caixa). Já a nova novela de Rui Vilhena, ‘Bem me Quer, Mal me Quer’), que marca o regresso de Fernanda Serrano ao pequeno ecrã, chega em Outubro. Nesta ficção, a actriz interpreta a vilã Júlia, que se envolve romanticamente com o cunhado, Belmiro (Nuno Homem de Sá), e faz a vida negra à mulher deste, Alice (Maria João Luís), que o autor descreve como "uma espécie de Sophia Loren nos filmes de Vittorio de Sica ou Carlo Ponti". A novela conta com a presença de uma personagem hermafrodita, o que promete gerar polémica. Entretanto, a estação de Queluz de Baixo continuará a transmitir semanalmente um jogo da Liga Zon Sagres com o Benfica, FC Porto ou Sporting como protagonistas.

LAÇOS DE SANGUE: PARCERIA ENTRE SIC E TV GLOBO

Gravada em Portugal e no Rio de Janeiro, ‘Laços de Sangue’ marca o começo da cooperação entre a SIC e a TV Globo. O romance entre um médico, interpretado por Diogo Morgado, e uma gestora hoteleira, Diana Chaves, conduzirá a teia da acção da novela. Joana Santos, Sisley Dias, Joana Seixas, Custódia Gallego, Pepê Rapazote, Carlos Vieira e Hugo Sequeira integram o elenco.

REALITY-SHOW DA TVI: 'A CASA DOS SEGREDOS'

Cidadãos anónimos vão ser os protagonistas do próximo reality-show da TVI, uma versão do mediático ‘Big Brother’ que fez furor em 2000. Para coadjuvar Júlia Pinheiro, que conduzirá o formato, aponta-se os nomes de Leonor Poeiras, de 30 anos, a apresentadora do ‘Quem Quer Ganha’, e do actor Pedro Granger, de 31 anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista