O PODER DA MODA - contra o cancro

Localização: Palácio de S. Bento
Data: 09 de Julho de 2009

A Assembleia da República promove, no próximo dia 9 de Julho, às 21h30, a iniciativa O PODER DA MODA – contra o cancro, uma acção que conta com a parceria do Alto Comissariado da Saúde/Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas e que terá lugar no átrio exterior do Palácio de S. Bento, em Lisboa.

Logotipo da iniciativa o poder da moda contra o cancro

A iniciativa, dedicada a todas as portuguesas que têm ou tiveram cancro, tem como objectivo criar acessórios de cabeça concebidos para estas mulheres – em particular para aquelas cujos tratamentos impliquem queda de cabelo – mas que podem ser usados por todas as mulheres, enquanto acessórios de moda, símbolos de uma luta e gesto de solidariedade.

Neste contexto, a Assembleia da República lançou um desafio à indústria da moda e decidiu convidar dez conceituados criadores de moda portugueses – Ana Salazar, Fátima Lopes, Filipe Faísca, José António Tenente, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Manuel Alves e J. M. Gonçalves, Nuno Baltazar, Rita Bonaparte e Storytailors – para criarem um conjunto de acessórios de cabeça que, para além da utilidade e conforto que trarão às mulheres vítimas desta doença, venham a ficar disponíveis para aquisição nos circuitos habituais da moda e da área da saúde.

A apresentação pública destes acessórios de cabeça será feita num desfile de moda, organizado pela Associação ModaLisboa.
O projecto O PODER DA MODA – contra o cancro, cuja proposta partiu da Comissão Parlamentar de Saúde, tem o alto patrocínio da Assembleia da República e tem como parceiros o Alto Comissariado da Saúde, a Associação ModaLisboa, o Portugal Fashion e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foram igualmente envolvidas Organizações Não-Governamentais ligadas à causa do cancro da mama, nomeadamente a Associação Laço, a Europa Donna – Portugal e o Movimento Vencer e Viver.

O compromisso de criação e comercialização dos acessórios de cabeça será objecto de um protocolo a ser assinado entre o Alto Comissariado da Saúde, Associação ModaLisboa e o Portugal Fashion, antes do início do desfile.

Nesta ocasião, será também lançada uma primeira edição limitada de um lenço, símbolo da acção O PODER DA MODA – contra o cancro.

PROGRAMA

21.30H
ABERTURA POR S. EXA. O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSINATURA DO PROTOCOLO
entre o Alto Comissariado da Saúde, a Associação ModaLisboa e o Portugal Fashion

DESFILE O PODER DA MODA – CONTRA O CANCRO

FÁTIMA LOPES
Convidada: Dália Madruga

STORYTAILORS
Convidada: Inês Castel-Branco

RITA BONAPARTE
Convidada: Teresa Nunes

JÚLIO TORCATO
Convidada: Astrid Werdnig

FILIPE FAÍSCA
Convidada: Sofia Aparício

NUNO BALTAZAR
Convidadas: Lúcia Moniz e Cristiane Vasconcelos

KATTY XIOMARA
Convidada: Catarina Wallenstein

ANA SALAZAR
Convidada: Xana Nunes

MANUEL ALVES / J. M. GONÇALVES
Convidadas: Maria João Bastos e Joana de Sousa Cardoso

J. A. TENENTE
Convidada: Beatriz Batarda

COCKTAIL
(Claustro)


Fonte:Alto Comissariado da Saúde

Enviar um comentário