Exame Informática

Na edição do mês de Abril deste ano da exame informática saiu um artigo que avalia o saite oficial(ok foi eu que enviei, mas nunca pensei que fosse publicado), fala dos pontos a favor e contra, em termos informáticos, é sempre uma opinião de especialista.

Avaliação do site oficial da Lúcia Moniz

Para manter:
A apresentação gráfica
Todos os conteúdos disponibilizados
A agregação de um player para reprodução de faixas da cantora
A área de U’R Invited reservada a utilizadores registados

Para corrigir:
O tempo de espera para carregar a secção On the Road
A baixa qualidade de som


O segundo aspecto é uma critica musical ao ultimo album da lucia, que pode ser encontrado AQUI



«Leva-me P`ra Casa», Lúcia Moniz
Pedro Trigueiro
A portuguesa Lúcia Moniz regressa aos discos com o recente trabalho «Leva-me P`ra Casa». Depois da maternidade e algum silêncio editorial, a cantora apresenta-se agora num registo demarcadamente mais maduro.



Ao terceiro disco de originais Lúcia Moniz aproxima-se da maturidade trabalhada nos anteriores trabalhos de estúdio.
O primeiro tema e single, «Chuva», apresenta um início agradável começo em crescendo, com a apresentação dos instrumentos em legítima respiração musical.

A voz de Lúcia é servida no reconhecido registo doce, com novidades ao nível da métrica vocal, mais aperfeiçoada no caso, fruto, quiçá, de uma maior abrangência da discoteca caseira com discos de Música Popular Brasileira.

«Fica Bem» obriga o ouvinte a sentar-se numa cadeira para que a locução de Lúcia seja soprada ao ouvido com a presença física sentida no sul da orientação geográfica.

A partir do terceiro tema entramos num registo estático onde a velocidade de cruzeiro impera sem grandes variações de ambientes e até recaindo em alguma redundância desesperada.

As incursões débeis pelo inglês resultam numa evitável abordagem, sob pena de descontextualizar o trabalho da cantora, que na língua oficial consegue obter melhores resultados.

A maior parte dos textos está entregue a Pedro Campos. A mãe da cantora também participa no tema «Tatuada de Mar». Aliás a família continua a ser assunto recorrente na carreira da artista, que conta ainda com a participação da irmã Sara Moniz no tema «Wait».

Como parceiro de vida, a cantora dá continuidade à relação com Donovan Bettencourt. A composição e produção do novo disco está indelevelmente marcada pelo músico norte-americano. Donovan soube transformar um conjunto de canções plácidas num disco marcado pela linearidade do seu todo.

Neste terceiro capítulo, a recentemente mamã decidiu travar os impetetos rockeiros de outros trabalho em detrimento de um registo mais adulto, transcrevendo alguma fugacidade de outrora para uma domesticada lareira de casa de fim-de-semana.

Lúcia Moniz
«Leva-me P`ra Casa»
EMI

02-04-2005

Não é de todo uma critica favoravel mas tem os seus pontos positivos, tendo em conta quem comentou o album ser um critico exigente.

Fica bem!

Comentários

Try Again disse…
Eu por acaso não gosto muito do site oficial, porque não considero só o aspecto. Porque nesse ponto realmente o site é bonito, mas não é actualizado, aquela secção tipo mailing list também não tem funcionado e o site deve ser pesado para quem não tem uma ligação à internet muito rápida.
Sobre a crítica ao albúm realmente não é muito favorável não, principalmente aquela parte em que o autor se refere às músicas cantadas em inglês. Estou em desacordo com ele e aconselhava-o a ouvir por exemplo a música que me identifica aqui :P
Apesar de tudo, é bom que se fale sobre ela, ao menos pode haver sempre alguém que por ler as críticas ao site ou ao cd, tenha a curiosidade de confirmar se de facto as coisas são assim ou não.
W disse…
Quanto às músicas em inglês, eu acho que no fundo se perde um pouco daquilo que elas significam, só pq algumas pessoas nao percebem(e o album nao tem letras no booklet). Acho q a mensagem, as palavras em português têm outra força talvez, chegam mais facilmente - e principalmente se colocadas em contraste com musicas em ingles. nao estou a defender ninguem, pq eu gosto de todas as musicas(umas mais k outras), mas consigo percebr o ponto de vista em relação às musicas em ingles. As musicas da lucia em pt chegam a mim mais facilmente tb. (e eu estudo ingles).
por acaso também compreendo a critica, aliás a primeira vez que ouvi o album fiquei com a sensação que o album deveria ter mais ritmo, e que os temas em inglês atrapalhavam um pouco a audição do mesmo. O leva-me pra casa tem que se ouvir várias vezes para se apanhar o espirito do mesmo.
bem faltame dizer que estou inteiramente de acordo com o try again, aliás para ceder aquele site tenho sempre muitas dificuldades,mas pronto, nõa se pode ter tudo

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista