“Listen”: A vida não é a preto e branco

 Chega às salas de cinema "Listen", o filme de Ana Rocha de Sousa sobre o sistema britânico de avaliação de crianças em risco, que venceu seis prémios em Veneza


Listen tem pouco mais de 70 minutos de duração, mas contém cenas difíceis de esquecer. De forma muito realista, o filme (que chega às salas nesta quinta, 22) transporta-nos para um agregado familiar português numa cidade inglesa, não nomeada. O contexto é difícil: o pai, sem emprego fixo, está à espera de pagamentos que teimam em atrasar-se; o aparelho auditivo da pequena Lu avariou-se, o que separa a menina surda do mundo dos sons; o filho mais velho, de 12 anos, está em casa cheio de febre; a mãe não tem mãos a medir, cuidando do seu bebé sem deixar o trabalho como mulher a dias.

O contexto acaba por chamar a atenção dos serviços sociais, que optam por, numa operação relâmpago com a ajuda da polícia, retirar as três crianças aos pais (excelentemente interpretados por Lúcia Moniz e Rúben Garcia).

Percebe-se, desde início, que a realizadora Ana Rocha de Sousa (que coassina o guião com Paula Alvarez Vaccaro e Aaron Brookner) quis evitar a armadilha do maniqueísmo: aqui não há bons e maus, não é uma história que se conta a preto e branco, antes explorando todas as zonas cinzentas. Nem a família parece isenta de responsabilidades, nem a máquina do Estado é retratada, simplesmente, como uma burocracia sem coração. E ainda assim…

Sabendo que a história aqui contada tem raízes bem fincadas na realidade britânica atual, é inevitável sair da sala de cinema com várias inquietações e questões na cabeça (até porque o fim é, como nas nossas vidas, aberto para um futuro que não conseguimos adivinhar). Depois de investigar este assunto a fundo, Ana até garante que a realidade é, demasiadas vezes, bem pior do que a retratada no seu filme.

Se este é um cartão de visita do cinema que Ana Rocha de Sousa quer fazer, pode bem ser resumido nesta fórmula: “Identifico-me, sobretudo, com o cinema de autor, mas acredito que se o cinema não chegar às pessoas não está a cumprir a sua finalidade, a sua missão.”

Listen > De Ana Rocha de Sousa, com Lúcia Moniz, Sophia Miles, Ruben Garcia > 74 min.

Fonte : Visão


Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista