FAMALICÃO HOMENAGEIA LÚCIA MONIZ NA GALA FINAL DO YMOTION

Este sábado, 10 de novembro, na Casa das Artes de Famalicão
A atriz Lúcia Moniz vai ser homenageada este fim-de-semana em Vila Nova de Famalicão. O tributo à estrela de “Love Actually” será um dos pontos altos da gala final do Ymotion, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão que se prepara para conhecer no próximo sábado os vencedores da sua quarta edição.
Lúcia Moniz
A noite de encerramento do festival tem lugar marcado no grande auditório da Casa das Artes, a partir das 21h30, com entrada livre sujeita à lotação da sala.  
“Pensamos numa atriz internacional do cinema português, que faz também televisão e teatro. A Lúcia Moniz tem um percurso muito bonito no cinema e ficou no imaginário de muita gente, pelo filme ‘Love Actually’, mas também por muitos outros projetos que tem feito”, explica o comissário do festival, o crítico Rui Pedro Tendinha.
E acrescenta: “É alguém que temos que respeitar imenso pela sua persistência. Não estamos a homenagear alguém que está em final de carreira. Pelo contrário, esta é uma homenagem a alguém que está a trabalhar e que está no auge”.
Para além da homenagem, a gala final deste sábado ficará também marcada pela revelação dos vencedores da edição deste ano do Ymotion, com especial enfoque no vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida, atribuído à melhor curta-metragem.
No total, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão, organizado pela Câmara Municipal, conta este ano com 51 curtas a concurso - depois de ter recebido mais de uma centena de candidaturas – que vão estar agora sujeitas à avaliação final do júri, composto pelo argumentista Tiago R. Santos, os jornalistas Maria João Rosa e Tiago Fernando Alves, a atriz Teresa Tavares e o realizador Fernando Vendrell.
Enquanto a gala final do Ymotion não chega, o público vai poder apreciar os trabalhos dos jovens realizadores nacionais, numa mostra que arrancou no passado sábado e que decorrerá até quinta-feira, 8 de novembro, na Casa da Juventude de Famalicão, e ao longo da qual decorrerão as votações para uma das sete categorias - “Prémio do Público”.
O Ymotion vai ainda contar com uma mostra sobre “O Novíssimo Cinema Português”, com uma seleção de filmes de Rui Pedro Tendinha. Será nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, a partir das 14h30, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide São Miguel, com a exibição dos filmes “Tudo o que imagino” de Leonor Noivo, “Maria do Mar”, de João Rosas, e “Altas Cidades de Ossadas” de João Salaviza e com as presenças das atrizes Leonor Seixas e Joana de Verona.  
Ainda sobre o programa do Ymotion, destaque para a antestreia do filme “Imagens Proibidas” de Hugo Costa, com Elmano Sancho, Diana Costa e Rita Redshoes, no sábado, dia 10, pelas 17h00, no Pequeno Auditório da Casa das Artes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista