quinta-feira

Contagem decrescente para a noite mais romântica do ano

Falta menos de 48 horas para a noite mais romântica do ano (14 de fevereiro) e as entradas estão esgotadas há vários dias. Mais de 500 pessoas vão assistir a uma gala Namorar Portugal que promete deslumbrar, com convidados de luxo e um espetáculo de moda de excelência! Senhoras e senhoras bem-vindos a Vila verde, onde o Amor acontece.

Programa da noite
19:30, Receção a Convidados
20:00, Jantar Romântico
• Exibição de dança, pelos dançarinos da Apolo de Vila Verde
• Momento musical, pela Academia de Música de Vila Verde, com participação especial de Hélder Reis
• Performance do Grupo Folclórico de Vila Verde, ‘O Amor nas Tradições de Vila Verde’
• Desfile de coordenados finalistas do Concurso Int. Criadores de Moda
• Desfile de Criações de estilistas nacionais convidados: Nuno Gama, Nuno Baltazar, Fernando Nunes e Elsa Barreto
• Desfile de novos produtos Namorar Portugal: Jóias de Marco Cruz Joalheiro e Acessórios de Moda de Marta Chambel
• Momento Musical, por Lúcia Moniz
00:30, Revelação de Vencedores e entrega de prémios e encerramento da Gala Namorar Portugal 2014.
mediáticos
Jantar Romântico
Este ano, mais de 500 convidados vão viver uma noite requintadíssima. A receção, ao estilo hollywoodesco, com ‘red carpet’, hospedeiras e personagens fantásticos a encaminhar os convidados aos respetivos lugares será apenas o ‘começo’ de uma viagem mágica por um espetáculo de moda e cultura inesquecível. Com uma decoração romântica e sofisticada, vai ser servido um menu especial a todos os que escolheram a gala mais romântica do país para desfrutar a noite de S. Valentim. Enquanto isso, no palco vão brilhar valores artísticos vilaverdenses, seguindo-se o surpreendente desfile de uma centena de criações finalistas do Concurso Internacional de Criadores de Moda. Este momento será finalizado com o magnífico desfile de criações dos estilistas nacionais consagrados e das novas linhas de produtos Namorar Portugal, lançados este ano. A sobremesa será ‘a cereja no topo do bolo’ do momento musical, ficando o melhor reservado para o fim: a apoteose dos vencedores!
Apresentação: Sofia Fernandes
Natural de Vila Verde, a jornalista da TVI, Sofia Fernandes foi a escolhida para apresentar a 11ª edição da gala Namorar Portugal, uma forma de o Município homenagear os talentos da terra. Sofia Fernandes tem um percurso sempre ligado ao jornalismo e à comunicação, tendo começado cedo, numa rádio local, em Vila Verde. Após a licenciatura em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, passou pela RTP, antes de integrar a ‘família’ da Informação da estação de Queluz, onde permanece até hoje.
Desfile: Maria Cerqueira Gomes
A carismática apresentadora do programa diário dos fins de tarde do Porto Canal, Porto Alive vai mostrar outra das suas facetas mais notórias em televisão, a fotogenia. Maria Gomes personifica o ideal de beleza Namorar Portugal: autenticidade e simplicidade, irradiando simpatia com o seu enorme sorriso.
Desfile: Débora Monteiro
atriz e modelo, Débora Monteiro, viu a sua carreira catapultar com o brilho das suas atuações no papel de Cátia na telenovela da SIC ‘Dancin Days’ e mais recentemente como Ana em ‘Os Nossos Dias’ da RTP1. A jovem beldade vai desfilar, uma vez mais, toda a sua sensualidade, exotismo e simpatia na passerelle mais romântica do país.
Desfile: Ricardo Guedes
Este ano marca o regresso também de Ricardo Guedes à passerele do Namorar Portugal, depois de ter vencido o concurso de saltos para a água Splash, emitido pela SIC e de ter surpreendido no papel de Pinguim no espetáculo ‘O Quebra-nozes no Gelo’. O último ano trouxe ainda outra boa notícia para o coração do requisitado manequim português: o reatamento da relação com a manequim Débora Montenegro…
Desfile: Débora Montenegro
Com uma carreira sólida no mundo da moda, a belíssima Débora Montenegro, uma das melhores manequins nacionais, também tornou-se conhecida pela relação que mantém com Ricardo Guedes, formando um dos casais mais bonitos do panorama mediático nacional. Na gala Namorar Portugal vão mostrar a cumplicidade que os une, a par do profissionalismo.
Música: Lúcia Moniz
Após a presença assídua do pai, Carlos Alberto Moniz, nas três últimas edições (duas delas em palco), chegou a vez de brilhar a filha. É com enorme honra que o palco do Namorar Portugal recebe Lúcia Moniz. ‘Multifacetada e talentosa’ são as palavras que melhor descrevem a carreira da atriz e cantora, que pela primeira vez traz o seu talento à gala Namorar Portugal. A doçura da voz e do sorriso vão inebriar o público deste evento tão especial.
Performances artísticas: Hélder Reis
O carismático comunicador da RTP1 vem a Vila verde mostrar outra das suas paixões, um hobi que já revela contornos sérios e o reconhecimento público. Numa parceria com a excelência da Academia de Música de Vila Verde, Hélder Reis e a sia banda, os Polen, vai mostrar que o talento também está presente na sua voz, através do canto, um momento que vai ser replicado na noite seguinte, no Concerto de Gala na Quinta da Aldeia, às 21:30 de 15 de fevereiro.
Performances artísticas: talentos de Vila Verde
O espetáculo este ano visa também mostrar o melhor que se faz em Vila verde em dança e Música. Para além do momento memorável que se espera que seja o ‘dueto’ entre a Academia de Música de Vila verde e Hélder Reis, este ano também sobem ao palco, um dos melhores pares de dançarinos nacionais:Raquel Soares e Pedro Antunes. Certos nas competições Nacionais de Dança Desportiva - Taça de Portugal e Circuito Nacional, estes jovens da Apolo de Vila Verde vão espalhar sensualidade e perfeição técnica, provando o porquê das suas convocações pela Federação Portuguesa, para representar Portugal em competições no estrangeiro.
A estes junta-se a performance do Grupo Folclórico de Vila Verde, que representa a união entre a tradição e a modernidade, através da reconstrução histórica e do simbolismo do Lenço de Namorados na cultura minhota, em particular a de Vila Verde.


estilistas

Nuno Gama
Apesar de ter nascido em Azeitão, Nuno Gama fez quase toda a sua carreira no norte de Portugal. A região que mais o inspira é mesmo o Minho, tendo levado por diversas vezes símbolos da etnografia minhota, como o lenço das lavradeiras, para as mais importantes passerelles nacionais e estrangeiras, aplicado ao vestuário… masculino! A sua marca é também um símbolo de portugalidade e um dos mais antigos ‘amigos’ da gala Namorar Portugal. Uma presença incontornável de um dos maiores talentos do design de moda nacional e que vai prestigiar o Namorar Portugal com o desfile de duas criações para homem.
Nuno Baltazar
Jovem criador nacional nascido em Lisboa, fez-se designer de moda com a licenciatura na CITEX, no Porto. Aos 38 anos é um dos estilistas mais adorados pelas estrelas mediáticas nacionais, de onde se destaca a apresentadora Catarina Furtado e a fadista Mafalda Arnault. A sua carreira ganhou um brilho suplementar desde que se lançou a solo, após ter trabalhado anos com Paulo Cravo. O seu estilo é reconhecidamente sofisticado, elegante e feminino. Nuno Baltazar repete a experiência Namorar Portugal e em 2014 vai brindar os presentes com um coordenado feminino.
Fernando Nunes
Discreto porém conceituado e de créditos firmados, o estilista português, Fernando Nunes tornou-se mais conhecido quando, em 2007, assumiu-se responsável pela coleção masculina da marca de estilo britânico, Lion of Porches. Fernando Nunes é ainda designer sénior das marcas Helvética e Dom Coletto. Pelo quarto ano consecutivo integra o corpo de jurados do Concurso Internacional de Criadores de Moda ‘Lenços de Namorados: Escritas de Amor. Na passerele do Namorar Portugal vai exibir todo o seu talento e sofisticação com uma criação feminina e outra masculina.
Elsa Barreto
Radicada em Braga de onde é natural, Elsa Barreto tem sabido impor e consolidar o seu talento no mundo da moda sem ter que estar em Lisboa ou no Porto. Com 25 anos de percurso na moda nacional, as duas criações vibrantes e femininas têm sido uma escolha de personalidades mediáticas como Cláudia Jacques, Liliana Santos, Cláudia Borges, Rita Andrade, Vanessa Oliveira, Iva Domingues, entre muitas outras. O vestido que a apresentadora da gala, Sofia Fernandes, vai usar no evento é de sua autoria.


Concorrentes
Cento e dezoito coordenados foram inscritos no XI Concurso Internacional de Criadores de Moda, sendo que este número revela outro recorde ao nível das participações individuais: 24. Outro dos destaques vai para a participação de 10 escolas e entidades coletivas, duas delas espanholas (de Santiago de Compostela e de Bilbao). As restantes vêm do norte e centro do país, incluindo uma de Lisboa.
INEDI Design School, EASD Mestre Mateo, ATAHCA, Escola Secundária Artística António Arroio, Escola de Moda do Porto, Escola Profissional de Felgueiras, ETG Barcelos, CENATEX, Escola de Moda de Lisboa e Esprominho, são os 10 coletivos representados no concurso.
A esmagadora maioria dos participantes apostou em criações para o público feminino, mas também serão desfilados quatro coordenados para criança e dois para homem, caso estejam entre os cerca de uma centena de coordenados que vão desfilar no concurso.
eduarda
Júri
A escolha dos vencedores do concurso é uma decisão tomada durante o decorrer do evento, tendo em conta a criatividade e técnica na composição dos coordenados, seguindo como premissa o tema do concurso. Para tal, todos os anos são convidados a assumir esse papel, figuras de relevo na moda e do design em Portugal. Este ano, o XI Concurso Internacional de Criadores de Moda ‘Lenços de Namorados: Escritas de Amor’ tem a honra de poder contar com…
Eduarda Abbondanza, Presidente da Moda Lisboa
José Manuel Castro, Presidente do Conselho de Administração MODATEX
Fernando Nunes, professor de design de moda no CITEM, responsável pelos cursos na EMP e designer sénior das marcas Helvética, D. Colleto e Lion of Porches
Maria Graça Guedes integra o grupo de criação do curso de doutoramento em Design de Moda, em parceria com a Universidade da Beira Interior, e é mentora científica em diversos projetos de I&D em empresas.
Joana Cunha, Diretora do curso de 1º ciclo em Design e Marketing de Moda desde 2013 e investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho desde 1996.
Carla Rendeiro, consultora especialista em tendências e inovação de produto para mercados internacionais e co-fundadora do mestrado em Design e Branding de Moda do IADE e UBI (Universidade da Beira Interior)

Prémios
Seis prémios serão atribuídos neste concurso, por mecenas que acreditam no valor deste desafio para a evolução da moda e da cultura em Portugal.
• 1º PRÉMIO, 800,00, atribuído pela Camara Municipal de Vila Verde.
• 2º PREMIO, 400,00, atribuído pela Caixa Agrícola de Vila Verde
• 3º PREMIO, 250,00, atribuído pela ACB
• PRÉMIO JOVEM REVELAÇÃO-250,00, atribuído pelo IPDJ
• PRÉMIO PÚBLICO, 250,00, atribuído pelo DVMGROUP
• PRÉMIO IMPACTO VISUAL, 250,00, atribuído pela FOTOFELICIDADE
• PRÉMIO BMCar, um Voucher Surpresa, atribuído pela BMCar
A gala Namorar Portugal insere-se na programação Fevereiro, Mês do Romance, que integra o projeto ‘Centro de Dinamização Artesanal - Aliança Artesanal’, aprovado pelo EEC Provere Minho IN, do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com um investimento de 663.028,80 e comparticipado a 80 por cento.

Enviar um comentário