Voluntário

1.ºprograma
Diz-se que há pessoas predestinadas a conhecer-se desde o dia em que nascem. O Zé e o Nuno dão sentido a essa expressão. Conheceram-se numa noite fria de Inverno, em Lisboa, e o facto de fazerem anos no mesmo dia foi a coincidência que mudou tudo. Nuno era sem-abrigo e toxicodependente, José era voluntário na Comunidade Vida e Paz. Um queria ser ouvido, ajudado a relançar a sua vida, à espreita de uma oportunidade; o outro, tinha vontade de ajudar e tempo para ouvir e cuidar.
Depois dessa e outras noites de conversas, Zé convidou Nuno a passarem o aniversário juntos. E hoje sabem que a Amizade vive em cada rua, em cada esquina, sempre à espreita.

A RTP, em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, exibe uma série de 13 documentários sobre voluntariado apresentada por Lúcia Moniz, com o objectivo de mobilizar a sociedade portuguesa para a prática do voluntariado, através de histórias concretas e reais de pares – voluntário/ajudado - que protagonizam cada um dos filmes.
VOLUNTÁRIO traz-nos 13 casos que envolveram intensamente 26 pessoas cujas vidas foram transformadas pelos laços que estabeleceram entre si. Cobrindo as mais diversas áreas, desde a ajuda a pessoas em situação de exclusão social, passando pela deficiência, o apoio aos sem-abrigo, até ao acompanhamento de imigrantes e de pessoas com doenças terminais, cada um dos 13 episódios de VOLUNTÁRIO revela o impacte que uma ajuda generosa e consistente pode ter na vida de quem julga não ter saída para as suas dificuldades especiais. Mas não só. Através da força dos seus testemunhos, VOLUNTÁRIO mostra também como é ajudado quem ajuda.
VOLUNTÁRIO é uma série com gente de carne e osso lá dentro, simultaneamente emocionante e rigorosa e revela-nos pessoas que vamos ter gosto em conhecer.
FONTE:RTP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista