Casos da Vida - A Cor dos Dias (Sinopse)

"É incrível como, em apenas uma fracção de segundo, as nossas vidas podem mudar."
Joana sofre um acidente brutal de carro e dá entrada no bloco operatório! Na sala de espera, Vitória aguarda com a angústia de uma mãe que não pode fazer nada pela sua filha. O ex-marido, Manuel transparece o incómodo que sente face à cumplicidade de Vitória com Jorge, o seu novo namorado. Alheia aos ciúmes que o jovem despoleta no ex-marido, Vitória apenas pensa no que será da sua vida se perder o seu bem mais precioso: a filha! Mónica, irmã de Joana, abraça a mãe e afirma peremptoriamente que isso não vai acontecer. Nesse sonho, João, o ex-namorado com quem partilha uma história de amor de seis anos, faz troça de Mónica e vira-lhe as costas acompanhado de uma mulher que, com um boneco nos braços, lhe sorri com maldade. Ao acordar em sobressalto, Mónica recebe de Vitória a novidade tão esperada: a operação de Joana correu bem! Há um mês atrás, João cegou de um olho e ficou a saber que sofria da doença de "Eales", de causa indeterminada, para a qual não existe tratamento curativo específico. Ao ouvir um médico dizer que o mais provável seria cegar subitamente do outro olho, João pensou em Mónica e as lágrimas escorreram-lhe pelo rosto. Nesse mesmo dia, Mónica anunciou a Joana que estava grávida! Questionada sobre o que a levou a sair de casa de um dia para o outro, Joana disse que, dessa forma, a mãe teria mais espaço para viver com o namorado. Joana insistia em reclamar que o pai amava a mãe mas Mónica conclui que quem ama não trai, como Manuel traiu Vitória. Mónica deixa bem claro que jamais perdoaria uma traição! Num misto de egoísmo e altruísmo, João põe um ponto final na relação dizendo a Mónica que a trai e a amante está grávida!
Ao relembrar este episódio da sua vida, Mónica prepara-se para revelar à mãe um segredo, acerca do dia em que foi abandonada por João, mas é interrompida pelo pai que lhe diz que Joana já acordou e quer falar com ela! Enquanto Mónica vai falar com Joana, Manuel confessa a Vitória que está sempre a pensar nela e que está disposto a esperar por uma oportunidade.
Um ano antes, Vitória confrontou o marido com o facto dele ter uma amante e pediu o divórcio. Com as malas à porta, Manuel assumiu-se como uma pessoa depressiva, vazia e infeliz que não suportava o contraste com a perfeição da esposa. Manuel saiu e a expressão dura de Vitória deu lugar às lágrimas.
No quarto do hospital, Joana conta a Mónica tudo o que aconteceu na noite em que teve o acidente. Nessa noite, enquanto a família jantava na sala, Joana não resistiu às provocações do namorado da mãe e beijou Jorge! Para evitar qualquer confronto, Joana saiu disparada de carro mas despistou-se quando algo lhe chamou a atenção na rua: João cego a ser amparado pela mãe! Mónica diz à mãe que João não lhe mentiu e acaba por se descair ao revelar que nem chegou a dizer ao namorado que estava grávida pois não sabia se queria ter um filho de uma pessoa que pensava nem conhecer. Vitória conclui que Mónica deve ter sofrido muito ao carregar o segredo da gravidez e pergunta à filha onde foi abortar. A mãe de João, Irene, conta a Mónica que o filho perdeu o emprego e está a reaprender as actividades da vida diária. Será que o amor que Mónica sente por João é suficientemente forte para o perdoar e viver com ele sabendo da sua nova condição como invisual? Sabendo que ele lhe mentiu e que essa mentira a levou a abortar? Será que ela foi mesmo capaz de abortar?
Uma semana depois, Joana tem alta do hospital e regressa para casa da mãe.
Vitória desconfia que está grávida. Se este diagnóstico se confirmar, deverá manter a criança apesar da sua idade? Será ela capaz de viver com outro homem e em paz com a sua consciência sabendo que ainda ama o ex-marido?

Elenco
Lúcia Moniz - Mónica
José Fidalgo - João
Mafalda Pinto - Joana
Igor Sampaio - Manuel
Alexandra Leite - Vitória
Filipe Vargas - Jorge
Maria José Pascoal - Irene


Fonte
Enviar um comentário