Foto ESPECTACULAR de um concerto da Lúcia em Santa Maria da Feira em 2003



Obrigada Xana ;))...eu demoro mas tento sempre colocar no blog o material que tu me fazes chegar!

Comentários

Este é grande plano do concerto em santa maria da feira. Este concerto foi no ambito daquela polemica das quotas de musica portuguesa nas radios, em que 100 musicos portugueses, tocaram ao vivo em varios pontos do país à borla sob a forma de protesto.
Tua fan disse…
Não sabia que o concerto tinha sido no âmbito dessa polémica...o interessante é saber quem foram esses 100 músicos realmente e se muitos dos que lá tocaram não terá sido só para não parecer mal também não participarem, se é que me faço entender!
Try Again disse…
A foto é linda, muito obrigado por a partilharem conosco.
Em relação a essa tal polémica, eu estou a par desse assunto das quotas, mas não sabia desse tal protexto. Alguém me podia explicar melhor de que lado está a Lúcia Moniz e porquê?
Tua fan disse…
Bem, já agora eu também gostava de saber ao certo qual a polémica porque eu ouvi sim hà algum tempo atrás (tipo há uns meses), falar-se em aumentar a quota de música portuguesa a passar nas rádios, mas uma vez que a lei já foi aprovada (para que a quota de música em pt aumente, resta só saber se está a ser de facto posta em práctica), eu gostava efectivemente de saber o porque na altura, em 2003, do protesto desses músicos!!, quero acreditar que tenha sido a protestar contra o não aumento da quota, só assim terá tido lógica o protesto e a ser assim a Lúcia está do lado da razão - que a quota de músicas portuguesa devia ser maior se não mesmo superior à internacional ;)
Bem o centro da polemica é o seguinte, as quotas na lei da musica portuguesa era de 50%, só que não era cumprida, a unica que cumpria e por razões lógicas era a antena 1. A razão de ser do protesto era a existência de uma lei que ninguém cumpria, e mesmo as sanções a apilcar não faziam sentido, porque não eram aplicadas. Só para ter uma ideia, radios como a rfm só passava entre 5% a 10%. Actualmente a lei foi alterada, as radios nacionais são obrigadas a passar 20% de musica nacional, execto a antena 1 que é obrigada a passar 60%. Só uma nota relativamente a estes concertos, estes foram transmitidos em directo tanto pela antena 1 e antena 3. E entrevistavam os artistas, pelo que percebi na altura, a lucia era a favor do cumprimento da lei, e realçava o facto de artistas de varios generos musicais, se terem juntado para defender o mesmo objectivo, sem o conflito de ideais de cada um. Espero ter ajudaddo ao esclarecimento.
Tua fan disse…
Obrigada por esclareceres Xana...era msm essa a ideia que eu tinha da situação.

Não sei se o proteste valeu de alguma coisa pq há muito que deixei de ouvr rádio por vários motivos mas principalmente pq chegam a passar as mesmas músicas 3 e 4 e 5 e.....vezes por dia e todas de artistas estrangeiros, por isso hoje em dia não sei com estão as coisas em relação ao cumprimento dessa lei que deveria dar não 20% nem os antigos 50% mas 90% de quota à música portuguesa mas segungo informações de pessoas no ramo, está como como dantes e a aparente mudança é para nos colocar areia para os olhos...enfim...muito haveria a dizer mas isso teria de ser tipo num blogzito marginal :p

À parte da polémica, por acaso não terás, ou alguém terá, gravado esse concerto não?
por acaso não, para além disso, na audição pela radio apenas ouvi 1 canção"agora pensa em mim", é pena pois eu gostava de ter assistido ao concerto ao vivo.
Tua fan disse…
Pois, e foi aí bem pertinho é verdade!! :|
foi relativamente perto, mas como não sabia o horário do concerto, não pude ir, é curioso falares das playlists, muitos artistas são contra as playlists, primeiros porque só mostram o 1ºsingle, e depois porque sempre naqueles exitos conhecidos do passado, e quando as musicas são novas e principalmente de artistas estrangeiros, as radios tocam várias vezes por dia. Eu ouço a antena 3, embora repita musicas, há uma grande variedade de sons, e isso já é uma vantagem.
Try Again disse…
Eu em relação a quotas para outros assuntos, geralmente sou contra porque acho que deixa no ar a ideia, de as pessoas não terem conseguido as coisas por mérito próprio, mas sim porque até são uma minoria abrangida por essa mesma quota.
Mas neste caso em particular, acho bem que as quotas existam, porque existe música portuguesa de qualidade e ela não chega às pessoas, por culpa da comunicação social. As quotas permitiam que a nossa música fosse divulgada e tivesse o merecido reconhecimento e fazia com que só a música realmente fora de série estrangeira, chegasse ao nosso país.
Só acho é que seria um pouco perigoso em certas rádios, porque há certos estilos musicais que em Portugal não estão muito implantados(ou se calhar até estão e nós não conhecemos)e isso não agradaria ao público alvo dessas mesmas rádios.
Fiquei satisfeito por saber que a Lúcia Moniz também é a favor, nem seria de esperar outra coisa!

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista