Novos espaços culturais contrariam a crise
A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, estará em Lisboa esta noite, 16, para inaugurar o Espaço Brasil, uma iniciatiava lançada no âmbito do Ano do Brasil em Portugal.
Concertos, exposições, palestras e eventos gastronómicos são algumas das atividades que fazem parte da programação daquele que pretende ser "o centro cultural do Brasil contemporâneo em Lisboa".
A abertura, às 20h, será feita com a exposição O Brasil na Arte Popular: Acervo do Museu Casa do Pontal e um concerto de O Baile do Simonal, que conta com a participação especial da fadista Mariza, às 21h30.
Esta noite a entrada é gratuita.
São vários os artistas que vão marcar presença no evento como Rui Veloso, Xutos e Pontapés, Lúcia Moniz, Mafalda Veiga, Ovelha Negra, Luis Represas, Boss AC, António Zambujo, Raquel Tavares, Pedro Jóia e Tito Paris.
O Espaço Brasil estará ativo até 10 de junho, no âmbito do Ano do Brasil em Portugal. A programação estende-se quinta a domingo, em dois períodos diferentes. Das 14h às 20h a entrada é gratuita e, a partir das 21h, a entrada é paga e dá direito a assistir a um espetáculo.
A Roda de Choro de Lisboa sobem ao palco todas as quintas-feiras.
Pavilhão KAIROS
Uma das primeiras vítimas dos cortes orçamentais é a cultura. Para contrariar essa tendência, os arquitetos João Quintela e Tim Simon criaram o KAIROS, um pavilhão sem fins lucrativos aberto ao público e a propostas que possam integrar o seu calendário cultural.
Instalado na Lx Factory, em Lisboa, este novo espaço pretende interligar várias disciplinas artísticas, que vão da arquitetura às artes plásticas.
O projeto nasceu este ano, e conta com o apoio da empresa de betão pré-fabricado Gracifer, da Trienal de Arquitetura, da Ordem dos Arquitetos e da Lx Factory.
A cerimónia de inauguração acontece às 19h de hoje, sexta-feira, 16. Além de contar com a presença dos seus promotores, haverá um concerto de jazz com os músicos João Caldas (piano), Mariana Nunes (voz) e o Trio C3PO: João Miguel (oboé), Vítor Trindade (clarinete) e João Caldas (piano).
Mais informações em www.kairos.pt .
Ler mais: http://visao.sapo.pt/novos-espacos-culturais-contrariam-a-crise=f696802#ixzz2CQu9S0KQ
Comentários