“Mercado dos Amores” é o Novo Álbum de Pedro Mestre

Depois de “Campaniça do despique”, Pedro Mestre edita novo trabalho discográfico “Mercado dos Amores”.
Pioneiro no projecto de salvaguarda do cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o cante coral alentejano para escolas, onde desde 2006 ensina a tradição a alunos de 1º ciclo em várias escolas do baixo Alentejo.
Como um dos grandes impulsionadores e embaixadores da música e das tradições do Alentejo, Pedro Mestre, edita o 2º álbum “Mercado dos Amores”.
“Mercado dos Amores” assinala 25 anos do percurso musical de Pedro Mestre a cantar o Alentejo e outros cantes do Sul à viola Campaniça.
Neste trabalho, Pedro Mestre recria uma realidade na vida do cante Alentejano e da viola Campaniça, que tiveram como palco as feiras e mercados da região. Lugares de encontro de poetas, trovadores e repentistas, homens do campo. Gente que ia à feira comprar e vender, mas também para se divertir, conviver, para dar e receber novidades, cantadas na roda do despique. Feiras e mercados onde se passeavam amores, num pé de dança ao som da viola Campaniça. Onde se aprendiam modas, que apareciam envoltas num copo de vinho.
“Mercado dos Amores” tenta fazer a ponte para outros palcos, outras realidades de hoje, de outras gerações a dedilhar a viola de arame do Alentejo, e a entoar as polifonias do Sul. Salienta-se deste logo pela escolha do título, uma aproximação à temática do amor, da paixão e da expressão sentimental do bem querer doa amantes, que se evidencia plasmada na singeleza da poesia muito ao estilo popular. Assim, conduzidos pela voz de Pedro Mestre, seguimos num percurso de ida e volta a um romantismo bucólico, acompanhado por sonoridades que muito bem se enleiam nos registos de expressões amorosas que o tempo levou, mas que é bom ficarem nas memórias.
“Mercado dos Amores” é composto por temas inéditos da autoria de Pedro Mestre e temas do cancioneiro tradicional alentejano.
Conta com a participação de vários músicos convidados; Ricardo Ribeiro, Celina da Piedade, FF, Lúcia Moniz, Rancho de Cantadores da aldeia  Nova de São Bento, Grupo Coral do Povo de Reguengos de Monsaraz e etc… Neste “Mercado dos Amores”, Pedro Mestre faz uso de todo o saber aprendido ao longo da vida, nas rodas dos cantos de improviso e nos grupos corais, onde buscou inspiração.
“Mercado dos Amores” – CD à venda dia 05 de Abril

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista