SERTÃ - Maratona de Leitura regressa para três dias em tons africanos
Germano Almeida, Ondjaki, Mbate Pedro, Abdulai Silá, Valter Hugo Mãe, Olinda Beja, Goretti Pina, Lopito Feijóo, Dulce Maria Cardoso ou Fernando Dacosta. Estes são alguns dos escritores presentes na oitava edição da Maratona de Leitura, que decorre, no concelho da Sertã, entre os dias 4 e 6 de julho.

As Festas na Aldeia serão outro dos pontos altos do programa, repetindo-se assim uma iniciativa de grande sucesso nos anos anteriores. A ideia é levar às aldeias mais isoladas do concelho da Sertã os livros e a leitura, recorrendo-se a performances com contadores de histórias, acompanhados de bibliotecas itinerantes de vários pontos do país.
O alargamento para três dias da Maratona de Leitura é uma das novidades e, segundo refere o presidente da câmara, José Farinha Nunes, em nota enviada à comunicação social, “vem responder às inúmeras solicitações que tivemos para que o evento durasse mais dias e não se cingisse apenas às 24 horas habituais”. O autarca não tem dúvidas de que “este é o melhor programa de sempre da Maratona de Leitura e reflete uma aposta clara num certame que tem o condão de, não só, promover os livros e a leitura mas também divulgar a nossa região, pois muitas das iniciativas decorrem em lugares paradisíacos do concelho”.

A escolha da literatura africana de língua portuguesa como tema da edição deste ano é justificada “pelo crescente impacto que tem vindo a registar no contexto literário internacional, sendo relevante lançar um olhar mais amplo sobre os seus livros e escritores”. Além disso, “somos sensíveis à importância, cada vez maior, da lusofonia, no quadro das relações portuguesas com os seus parceiros africanos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Sertã.
Aliás, a CPLP é um dos parceiros institucionais da Maratona de Leitura, “o que nos deixa particularmente felizes, pois este é um sinal do crescimento e da importância que o evento tem vindo a assumir nos anos mais recentes”, notou José Farinha Nunes.
Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e coordenadora da Maratona de Leitura, considera, na mesma nota à imprensa, que a oitava edição representa “um passo em frente na dinâmica da Maratona de Leitura, pois crescemos em número de dias e também na ambição do programa: vamos ter, por exemplo, a habitual sessão de leitura em voz alta durante 24 horas; as aguardadas Festas na Aldeia; os tradicionais passeios literários, mas também um leque de espetáculos extraordinários, de onde destaco o projeto «O Telhado do Mundo», que reúne o escritor Ondjaki, o artista visual António Jorge Gonçalves e o pianista Filipe Raposo, e a performance «Para atravessar contigo o deserto do mundo», que junta Pedro Lamares e Lúcia Moniz.

Referência também para a cerimónia de abertura que acontece a partir das 21:30, do dia 4 de julho, nas imediações do antigo hotel da Foz da Sertã, na freguesia de Cernache do Bonjardim, estando agendado um espetáculo musical de influência africana e um encontro com escritores, que discorrerão sobre as memórias da diáspora.
Fonte : Rádio Condestável
Comentários